Tradutor

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PROBLEMAS CAUSADOS PELO STRESS

A Organização Mundial de Saúde - OMS considera o Stress uma epidemia global.

No Brasil reconhecemos como síndrome de esgotamento profissional ou Síndrome de Burnout como uma doença do trabalho, que portanto, requer um tratamento especializado, sendo assegurado aos trabalhadores a atenção e amparo necessário.

As manifestações que podemos encontrar no ambiente de trabalho são: tremores ou sensação de fraqueza, irritabilidade, impaciência, fadiga, falta de concentração, alterações de memória, pesadelos, vista cansada, desinteresse, tensão ou dores musculares, dor de cabeça, impotência sexual. Devido ao stress o individuo pode ter reações comportamentais podendo ocorrer acidentes, tabagismo, uso de droga, absenteísmo e baixa qualidade no serviço.

Devemos lembrar que pode ocorrer a “contaminação” emocional, pois trabalhamos sempre em conjunto. Esta contaminação emocional ocorrer em relação a irritabilidade ansiedade e mau-humor podendo chegar a depressões e consequentemente uma perda muito grande de qualidade de vida no trabalho, pois a convivência com os demais fica seriamente comprometida e a capacidade de adaptação esgotada.

O stress pode desencadear desde uma simples alergia até doenças cardiovasculares graves levando alguns indivíduos a óbito.

Publicado no Blog "Os Municipais" em 25 de setembro de 2010.